(OPINIÃO) DOUTOR SONO

imagem: No Mundo Dos Livros
Livro: Doutor Sono
Autor: Stephen King
Ano: 2014
Editora: Suma de Letras
Capítulos: 20
Páginas: 475
Sinopse: Mais de trinta anos depois, Stephen King revela a seus leitores o que aconteceu a Danny Torrance, o garoto no centro de O iluminado, depois de sua terrível experiência no Overlook Hotel. Em Doutor Sono, King dá continuidade a essa história, contando a vida de Dan, agora um homem de meia-idade, e Abra Stone, uma menina de 12 anos com um grande poder. Assombrado pelos habitantes do Overlook Hotel, onde passou um ano terrível de sua infância, Dan ficou à deriva por décadas, desesperado para se livrar do legado de alcoolismo e violência do pai. Finalmente, ele se instala em uma cidade de New Hampshire, onde encontra abrigo em uma comunidade do Alcoólicos Anônimos que o apoia e um emprego em uma casa de repouso, onde seu poder remanescente da iluminação fornece o conforto final para aqueles que estão morrendo. Ajudado por um gato que prevê a morte dos pacientes, ele se torna o “Doutor Sono”. Então Dan conhece Abra Stone, uma menina com um dom espetacular, a iluminação mais forte que já se viu. Ela desperta os demônios de seu passado e Dan se vê envolvido em uma batalha pela alma e sobrevivência dela. Uma guerra épica entre o bem e o mal, uma sangrenta e gloriosa história que vai emocionar os milhões de fãs de O Iluminado e satisfazer os leitores deste novo clássico da obra de King. 

O homem que escreveu Doutor Sono é muito diferente do alcoólatra bem-intencionado que escreveu O Iluminado, mas ambos continuam interessados na mesma coisa: contar uma história fantástica. (Stephen King)

Opinião: O Iluminado foi a primeira obra do Stephen King que eu li, quando vi Doutor Sono minhas expectativas eram altíssimas, e não me decepcionei. 

Quando comecei a ler Doutor Sono e vi que Dan, o menino iluminado do hotel era agora, um alcoólatra que ignorava o dom da iluminação me deixou bem chateada, mas ainda bem que ao longo do livro ele deixa a bebida e volta a usar sua iluminação para ajudar Abra Stone, uma menina que também é iluminada e corre perigo, pois o Verdadeiro Nó, um grupo que se alimenta do vapor que as crianças iluminadas tem, quer pegar ela.

A história do livro é bem diferente de tudo o que eu já tinha lido até hoje, mas depois que você se envolve com os personagens é impossível abandonar o livro. Dan se mostra um homem prestativo e cuidadoso com Abra, ele não é aquele mocinho perfeito de um conto de fadas, mas é o fato de ele ser mais "gente como a gente" que me deixou  encantada. Abra me deixava um pouco irritada em alguns momentos da história, mas ela é uma adolescente que está aprendendo a dominar o seu dom, com todas as questões que um adolescente enfrenta e ainda tem que lidar com o fato de sua avó, Concetta, estar muito doente. Os personagens que eu mais gostei foram dois do Verdadeiro Nó, Rose e Corvo, eles são daqueles vilões que apesar de serem muito ruins, você se apaixona ao longo da história.

O livro tem uma narrativa pesada, no início alterna entre a vida de Abra, a vida de Dan e o Verdadeiro Nó, até todos se encontrarem. É uma história cheia de detalhes e você tem que ler com muita atenção para conseguir absorver tudo. Achei que o encontro entre Abra e Dan com o Verdadeiro Nó poderia ter ocupado um espaço maior na história, mas fora isso foi uma cena ótima, daquelas de deixar você grudado no livro até terminar. O final, eu não posso dar muitos detalhes aqui, só posso dizer que foi lindo, emocionante e surpreendente, deu um toque especial ao livro.

A vida era uma roda que sempre voltava ao mesmo lugar. (Doutor Sono) 

Comentários

  1. Oi Cássia!
    Eu sou apaixonada por Stephen, li "O Iluminado" há muitos anos atrás, hoje quero comprar o exemplar. Adorei saber sua opinião sobre "Doutor Sono", assim que comprar o primeiro, irei investir nesse.
    Beeijos
    http://lua-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Achei um livro bem bacana, mas ele tem um "problema". É complicado ler sem ficar esperando que ele esteja à altura de O Iluminado. Não está, mas isso não quer dizer que seja ruim. Gostei muito do livro pq entendi que ele tem que ser lido como uma obra independente.

    ResponderExcluir
  3. Gostei mais desse livro do que esperava, a cena da criança com a droga mexeu muito comigo. Só achei o final muito arrastado. Depois do confronto o livro demorou muito a acabar. Excelente sua resenha. Seguindo.

    http://porquelivronuncaenguica.blogspot.com.br/?m=1

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas