[Resenha] A Sombra do Vento

Livro: A Sombra do Vento
Autor: Carlos Ruiz Zafón
Editora: Suma de Letras
Gênero: Mistério
Páginas: 399

Sinopse: Tudo começa em Barcelona, em 1945. Daniel Sempere está completando 11 anos. Ao ver o filho triste por não conseguir mais se lembrar do rosto da mãe já morta, seu pai lhe dá um presente inesquecível: em uma madrugada fantasmagórica, leva-o a um misterioso lugar no coração do centro histórico da cidade, o Cemitério dos Livros Esquecidos. O lugar, conhecido de poucos barcelonenses, é uma biblioteca secreta e labiríntica que funciona como depósito para obras abandonadas pelo mundo, à espera de que alguém as descubra. É lá que Daniel encontra um exemplar de 'A Sombra do Vento', do também barcelonês Julián Carax. O livro desperta no jovem e sensível Daniel um enorme fascínio por aquele autor desconhecido e sua obra, que ele descobre ser vasta. Obcecado, Daniel começa então uma busca pelos outros livros de Carax e, para sua surpresa, descobre que alguém vem queimando sistematicamente todos os exemplares de todos os livros que o autor já escreveu. Na verdade, o exemplar que Daniel tem em mãos pode ser o último existente. E ele logo irá entender que, se não descobrir a verdade sobre Julián Carax, ele e aqueles que ama poderão ter um destino terrível. 

"Miquel achava que, para não despertar suspeitas, o melhor era que durante esses dias que faltavam para a fuga Julián não visse Penelópe. Deveriam combinar tudo e não tornar a se ver até se encontrarem naquele trem rumo a Paris. Seis dias sem vê-la, sem tocá-la, parecia infinito para ele. Selaram o pacto, um casamento secreto, com os lábios." 

Opinião: A Sombra do Vento é o primeiro livro que leio de Carlos Ruiz Zafón, o primeiro contato com sua escrita foi muito agradável. Esse livro com certeza seria um daqueles que eu vejo na livraria e nem sequer penso em comprar, tanto que quem o comprou foi minha mãe, como estava sem nenhuma outra leitura, resolvi dar um chance.

Tudo no livro é muito complexo, os personagens, cada um com uma personalidade muito marcante, o cenário onde a história se passa, que é muito bem detalhado, e o tempo em que eles vivem também não é dos mais agradáveis. 
Dos personagens, um chamou minha atenção e eu simpatizei muito do início ao fim, Femín Romero de Torres é engraçado, irônico, corajoso e se torna essencial para ajudar o protagonista, Daniel Sempere, a desvendar os mistérios que envolvem o escritor Julián Carax.

O autor desenvolve uma narrativa fantástica, que te envolve até o último minuto, toma caminhos que você nem imagina e tem um final surpreendente. Sua escrita é muito detalhada, e tem um tom obscuro e dramático, que me lembrou um pouco o escritor Edgar Allan Poe.

A coleção o Cemitério dos Livros Perdidos conta com mais três obras, a última foi lançada a pouco tempo pela Suma de Letras. Logo quero dar continuidade as leituras das outras obras e conhecer um pouco melhor as histórias de Zafón.

Comentários

  1. Sempre ouvi maravilhas sobre o Zafon, mas nunca tinha lido uma resenha sobre qualquer livro dele. Leituras mais complexas às vezes são boas para sair da rotina, quero muito dar uma chance a algum livro dele.

    Beijos!!!
    http://proposicoesliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jessiane! Essa leitura foi ótima para eu sair da zona de conforto!

      Excluir
  2. Esse livro me persegue! Sério, toda a vez que vou na livraria ele está lá a me cativar, porém sempre acabo o deixando pra uma próxima. Mas agora lendo a tua resenha fiquei tentada pela seguinte reflexão "Sua escrita é muito detalhada, e tem um tom obscuro e dramático", acho que vou dar uma chance pra esse livro!

    Super beijo,
    poeirasestelares.com

    ResponderExcluir
  3. Olá! "A sombra do vento" é um dos meus livros favoritos da vidaa, porém eu não consegui ler o segundo livro da coleção ainda, porque a narrativa não conseguiu me prender tanto quanto o primeiro (e até porque não da pra considerar como um continuação).
    Beijos,
    Meise Renata.
    viciadas-em-livros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Renata, eu já estou com seu segundo livro em mãos, mas ainda não iniciei a leitura.

      Excluir
  4. Eu adorei este livro. Acho que li todos do Zafon.
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. O único livro que já li desse autor foi Marina, e eu o amei demais! Gostaria muito de ler A Sombra do Vento, mas todo lugar em que encontro esse livro ele sempre está um pouco caro, aí acabo desistindo.

    Beijos,
    Isa
    http://viciadas-em-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como a Suma relançou ele, realmente está bem caro nas livrarias.

      Excluir
  6. Oie,
    Adorei a dica, achei a sinopse super interessante, já quero ler!
    Blog Entrelinhas

    ResponderExcluir
  7. Ai acredita que diferente de você esse livro sempre me chama à atenção? To louca pra ler!

    www.vestindoideias.com

    ResponderExcluir
  8. Já passei por esse livro algumas vezes na biblioteca, mas nunca o peguei ...

    ResponderExcluir
  9. Nossa fiquei muito interessada,pra ler vou adicionar a minha gigantesca lista rsrs,sua resenha ficou muito boa envolvente se o livro for bom assim vale a pena.
    Beijão ��

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas