[Resenha] O Jogo do Anjo

imagem: Arquivo do blog
Livro: O Jogo do Anjo
Autor: Carlos Ruiz Zafón
Editora: Suma de Letras
Ano da edição: 2008
Páginas: 416
Gênero: Suspense, Romance, Fantasia, Policial, Drama

Sinopse: Em 'O Jogo do Anjo', o catalão Carlos Ruiz Zafón explora novos ângulos da cidade onde ambientou 'A Sombra do Vento'. Enquanto guia seus leitores por cenários familiares, como a pequena livraria Sempere e Filhos e o mágico Cemitério dos Livros, Zafón constrói uma história que mistura o amor pelos livros, a paixão e a amizade. Na Barcelona dos anos 20, David Martín é um jovem escritor fracassado, obcecado por um amor impossível e abatido por uma doença fatal. Até que vê sua sorte mudar ao receber uma oferta irrecusável. 

→ Resenha A Sombra do Vento

"Observando aquela moça de coração nobre, senti-me, se isso fosse possível, ainda mais miserável e compreendi que quanto antes a afastasse de mim mesmo com risco de magoá-la, melhor seria para ambos."

Opinião: Em o Jogo do Anjo, primeiro contato que tive com a escrita de Zafón, o que me chamou atenção foi sua narrativa dramática, e isso se manteve forte no início de O Jogo do Anjo, porém aos poucos, vamos perdendo essa característica.

A Sombra do Vento me encantou, e esperava o mesmo de O Jogo do Anjo, mas o encanto por Zafón foi quebrado neste segundo livro. A história começa muito bem, logo fui envolvida pelo personagem David Martin e todo rancor que sentia pela vida, mas o grande problema do livro é a falta de foco da narrativa. 

A história começa com uma premissa simples e clara: Martin é demitido do jornal onde trabalha, começa a escrever como Igantius B. Samson a série A Cidade dos Malditos. Ao mesmo tempo que precisa lidar com os prazos da editora, ele se apaixona por Cristina, que está destinada a ficar com Pedro Vidal, seu grande amigo.

Neste cenário temos uma narrativa muito boa e que envolve muito o leitor, a ironia como Martin enxerga a vida é um diferencial da história. Pedro Vidal e Cristina também tem personalidades bem marcantes. O problema é que começam a surgir diversas novas situações e o número de personagens que aparecem na vida de Martin é incontável, a história toma um rumo difícil de acompanhar e pouco convincente. 

A fantasia é o gênero que prevalece, e acredito que esse não é o ponto forte de Zafón. Ao menos temos um final satisfatório, e para o rumo que a narrativa tomou, foi um final bem escrito e emocionante. Confesso que a paixão que tinha pela escrita de Zafón perdeu forças depois de O Jogo do Anjo, mas espero que consiga recuperá-la lendo a continuação da série O Cemitério dos Livros Esquecidos.  

"Cristina virou a cabeça e olhou para mim. Tinha a expressão devastada, como se tivessem quebrado sua alma a marteladas. Abracei-a com força e beijei sua testa. A chuva continuava batendo atrás dos vidros, e presos naquela luz cinza e pálida da aurora morta, pensei que, pela primeira vez, nos fundíamos." 

Comentários

  1. Oie
    Faz tempo que eu quero ler esta série, parece ser muito boa. Sempre vejo comentários positivos sobre.

    Beijinhos
    https://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi! Tudo bem?
    Eu sou apaixonada pelo Zafón desde que li "Marina". O pior é que A Sombra do Vento eu nunca nem peguei na mão direito, haha, embora tenha muita vontade. Vou acrescentar na minha lista de leitura desse ano. Que pena que ele acabou pecando um pouco no foco. De qualquer forma, ainda quero ler!

    Beijão!
    http://www.controversos.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse Marina é bem elogiado mesmo, mas nunca cheguei a ler, vou adicionar na minha lista!

      Excluir
  3. Oi Cássia,
    Eu não sou uma grande fã do autor, já li um livro e não consegui me envolver, então sabe quando desanimo? Acho que não é meu tipo de leitura, infelizmente.
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi, Cássia. É triste ver quando um autor impressiona a gente e vamos correndo ler outra obra dele, para acabar nos decepcionando, acho que a gene não está livre disso né? EU nunca ouvi falar do autor mas provavelmente não leria suas obras.
    Beijos
    http://www.suddenlythings.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É triste mesmo Miriã, ainda mais que foi a primeira vez que aconteceu isso comigo.

      Excluir
  5. Oii, tudo bem? tenho muita vontade de ler Zafón, todo mundo fala bem, principalmente dessa série dele, espero que no próximo livro você goste mais já que nesse ele te decepcionou hahahaha
    - Beijos, Carol!
    http://entrehistoriasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que o próximo livro me surpreendera positivamente mesmo!

      Excluir
  6. Excelente resenha!
    Convenhamos que não é um dos melhores livros de Zafón, mas eu posso adiantar que é um dos imprescindíveis para a conclusão da série O Cemitério dos Livros Esquecidos.
    www.sramaia.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já me falaram isso Beatriz, por isso fiquei até mais empolgada de continuar a série!

      Excluir
  7. Olá, Cássia!
    Não conhecia esse livro. Fiquei curiosa e quero conhecer mais sobre ele.
    A sinopse fala sobre os fracassos dele, agora que conhecer as vitórias. :)

    Até logo!
    depoisdaleituralm.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oie, tudo bom?
    Sempre vejo amigos comentando o quanto amam esse autor, mas até agora não li nada dele. Sua resenha me deixou um pouco assustada sendo a primeira com essa crítica. Mas assim como você, vou ler sim.
    Parabéns pela resenha, beijos♥

    https://leitoresesuasmanias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi Cássia, sempre ouço falar deste autor, mas sinceramente nunca me senti curiosa para ler algo dele. É uma pena que neste livro ele se perdeu no contexto. Xero!

    https://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma pena mesmo Diana, mas espero que no próximo ele volte bom como o primeiro

      Excluir
  10. Sua resenha ficou bem sucinta e objetiva, não percebi muito bem o 'quê' dessa obra, mas me interessei pela capa e sinopse!

    http://www.leitorasvorazes.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eita! Tentarei falar mais sobre os livros nas próximas resenhas hehehe

      Excluir
  11. Ainda não tinha ouvido falar do livro, mas achei interessante. Uma pena que, pelo jeito, a história acaba se perdendo, né? Mas pelo menos o final é bom haha
    Um beijão,
    Gabs | likegabs.blogspot.com ❥

    ResponderExcluir
  12. Puxa, eu nunca li nada do autor, mas fico bem curiosa, estão sempre comentando algum livro dele. Uma amiga leu O cemitério dos livros esquecidos e gostou bastante, espero que vc curta tb!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia Mi! A Sombra do Vento é uma ótima leitura e o primeiro livro da série!

      Excluir
  13. Olá! Tudo bem?
    É ruim quando um livro vai perdendo sua característica ao longo da leitura.
    Não o conhecia.
    Obrigada por comentar em meu blog.
    Volte sempre!

    Um abraço,
    miiistoquente ~ Thamiris Nunes

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas