[Resenha] Pantera Negra

imagem: AdoroCinema
Filme: Pantera Negra
Ano: 2018
Duração: 2h 15min
Gênero: Ação, Aventura, Ficção Científica, Fantasia
Elenco: Chadwick Boseman, Michael B. Jordan, Lupita Nyong'o, Danai Gurira, Letitia Wright, Martin Freeman, Daniel Kaluuya, Winston Duke, entre outros.
Direção: Ryan Coogler
Nacionalidade: EUA

Sinopse: Após a morte do rei T'Chaka (John Kani), o príncipe T'Challa (Chadwick Boseman) retorna a Wakanda para a cerimônia de coroação. Nela são reunidas as cinco tribos que compõem o reino, sendo que uma delas, os Jabari, não apoia o atual governo. T'Challa logo recebe o apoio de Okoye (Danai Gurira), a chefe da guarda de Wakanda, da irmã Shuri (Laetitia Wright), que coordena a área tecnológica do reino, e também de Nakia (Lupita Nyong'o), a grande paixão do atual Pantera Negra, que não quer se tornar rainha. Juntos, eles estão à procura de Ulysses Klaue (Andy Serkis), que roubou de Wakanda um punhado de vibranium, alguns anos atrás. 

imagem: UOL

Opinião: Em Pantera Negra, T'Challa, agora rei de Wakanda, um país isolado do resto do mundo com uma tecnologia super avançada graças ao vibranium, a maior riqueza desse povo, precisa capturar Ulysses Klaue, que conseguiu roubar um pouco do vibranium do país. 

Durante essa jornada, T'Challa descobre que seu pai, T'Chaka, já falecido, no passado assassinou seu irmão, que tinha um filho (Erik Killmonger) fora de Wakanda, o rei escolheu não trazer essa criança para o reino. Agora, Erik quer se tornar rei de Wakanda e ajudar outros da sua raça usando a tecnologia que o país oferece.

Pantera Negra é de extrema importância por nos trazer um herói negro, com praticamente todo o elenco do filme também negro, a cultura africana tem uma presença extremamente forte no filme, além da general de Wakanda ser uma mulher. Todos esse elementos de representatividade fazem de Pantera Negra um filme de grande sucesso, algo diferente de tudo que já nos foi mostrado nos filmes de heróis até hoje.

imagem: Carta Capital

Dos personagens, o que me chamou atenção foi que o vilão, Erik Killmonger, na verdade não pode ser considerado um grande vilão, ele na verdade tem os seus motivos para querer governar Wakanda, de uma forma diferente, ele quer defender seu povo. O próprio T'Challa, quando assume o trono, já se questiona de que forma poderia ajudar os povos que não possuem todos os privilégios de Wakanda, essa é uma questão presente no filme todo. 

As mulheres também tem um espaço de destaque no filme, temos a general Okoye, sempre fiel ao trono, Shuri, irmã de T'Challa, que coordena o setor tecnológico de Wakanda, e Nakia, o grande amor de Pantera Negra, uma das personagens que mais se importa com os dever social que seu povo deveria ter com outros povos.

A cultura e os personagens apresentados no filme são o grande diferencial e são os elementos que fazem de Pantera Negra ser um grande sucesso, esse filme veio no momento certo. Na narrativa, vemos que a Marvel seguiu a mesma receita do sucesso dos seus outros filmes, um ritmo bem acelerado, com muitas cenas de ação, e um pouco de humor. Encontraremos Pantera Negra novamente em Vingadores: Guerra Infinita

Confira o trailer:

Comentários

  1. Ahh eu adorei Pantera Negra, achei o filme excelente, um dos melhores da Disney e realmente tem um excelente vilão!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  2. Oie
    Estou bem curiosa para assistir este filme, tem um enredo que me agrada e o elenco está ótimo.

    Beijinhos
    https://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Cássia

    eu ameeeeeeeeeei Pantera Negra
    filme muito bom, com humor na dose certa
    e esse vilão? Maravilhosooooo

    Preciso fazer a resenha do filme!

    Bjoooos
    muitospedacinhosdemim.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi, Cássia!

    Assisti Pantera Negra também, mas como não sou muito chegada nos filmes da Marvel, gostei mas nem tanto assim hahahha reconheço que de fato a história é boa, principalmente no quesito da cultura ser muito bem abordada na trama e os personagens marcantes. Ótima resenha!!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. TÔ DOIDA PRA ASSISTIR AAAA! Cada vez que vejo uma resenha elogiando eu fico mais ansiosa ainda hahaha
    Um beijão,
    Gabs | likegabs.blogspot.com ❥

    ResponderExcluir
  6. Oi! Já vi muuuuita gente falando desse filme e da importância que ele faz. Concordo super, mas ainda não consegui assistir. :(

    Beijo!
    www.controversos.com

    ResponderExcluir
  7. Quero muito assistir!

    Bjokas da Vaci :*
    https://blogpapodeesmalte.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Muito boa a sua resenha. Gostei do fato de Pantera Negra ter tanto a nos oferecer.
    Beijo, www.apenasleiteepimenta.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um super-heróis com muito a nos oferecer mesmo Leslie!

      Excluir
  9. Esse filme parece ser muito bom, com tantos comentários de pessoas que foram ver e amaram! Eu quero assistir logo também :) Os Delírios Literários de Lex

    ResponderExcluir
  10. ANSIOSA pra assistir esse filme, acho que vou no fim de semana.
    Sei que vou amar :D

    Beijos, Pri
    www.vintagepri.com.br

    ResponderExcluir
  11. Ainda não vi esse filme mas tenho lido críticas muito boas sobre ele, estou muito curioso. :)

    MRS. MARGOT

    ResponderExcluir
  12. Oie! Eu ainda não vi esse filme, mas só ouço bons comentários a respeito, ainda mais pela questão de heroi negro. O que acho muito válido, já que na maioria das histórias que vemos é sempre um cara branco e fortão de boa vida (ou quase) que se torna heroi, enquanto o amigo negro fica na sombra, isso quando sabe que o outro salva o mundo de madrugada... Gostaria que tivesse mais histórias como essa.
    Bjks!

    Mundinho da Hanna

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade Hanna, a representatividade desse filme está incrível!

      Excluir
  13. Realmente o filme se mostro mais que um simples filme super - heróis, foi praticamente um grito contra o racismo e culturas africanas. E também foi a grande zebra do Oscar

    www.dailymotion.com/sramaia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que Pantera Negra estará presente no Oscar do ano que vem!

      Excluir
  14. Oi ! Tudo bom?
    Tô doida pra assistir Pantera Negra!
    Obrigada pelo comentário lá no blog.
    Volte sempre!

    ~ miiistoquente

    ResponderExcluir
  15. Foi um dos melhores lançamentos da Marvel! É importante dizer que toda essa produção expõe fortemente uma cosmovisão, ou seja, uma forma de enxergar o mundo nas diversas áreas da vida; e que todo o roteiro foi projetado para convencer o público da mesma. Vale a pena assistir? Sim! O gráfico do filme é de cair o queixo, as cenas de ação são muito eletrizantes, os rituais simbolizando as tradições tribais africanas nos transportam para uma realidade totalmente diferente da nossa. As atuações dos atores estão sensacionais, eles incorporaram os papéis de forma magistral, mas entre tantas estrelas, há um nome que roubou corações: Michael B. Jordan (Michael do óptimo " Filme Fahrenheit 451”), na pele de Killmonger, um vilão impossível de odiar, realmente muito cruel sem traços caricatos e exagerados. A forma como a tecnologia foi perfeitamente agregada à cultura africana foi simplesmente incrível. Os efeitos visuais e a agregação do moderno com o antigo foi, sem dúvida, fantástico. Um dos melhores e mais criativos filmes que já li no cinema.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas